quinta-feira, 23 de julho de 2009

Limpar Portugal

um movimento para seguirmos o exemplo da Estónia, limpar o país num só dia!
O lixo acumulado em áreas ecologicamente protegidas é descomunal. Veja este filme, leitor:

Recebi isto, da secção de Santo Tirso:


Ir-se-á realizar no Pavilhão Municipal de Santo Tirso no dia 11-09-2009 pelas 21h a primeira reunião ‘grupal’ dos elementos que representam Santo Tirso no movimento LimparPortugal num só dia.

Junta-te a esta causa começando já por comparecer na reunião.
Mais informações no seguinte local:
http://limparportugal.ning.com/group/sts


Se Santo Tirso não for o teu local de residência e caso pretendas aderir ao movimento, podes sempre efectuar a tua inscrição pelo local que mais te convier.
Qualquer informação adicional pode ser tirada aqui n'o meu blogue' ou então nos seguintes sites:
http://limparportugal.ning.com/
http://www.limparportugal.org/

sábado, 18 de julho de 2009

Cidadãos debatem política (ponto net)

http://www.cidadaosdebatempolitica.net/
A situação dificil em que a nossa Democracia se encontra, com as sucessivas razões para perda de prestígio dos seus representantes eleitos, tem tido uma consequência curiosa e muito positiva: os cidadãos estão a acordar; um grupo de economistas com as suas propostas, outro com contra-propostas, a referida Constituição 2.0 e, agora, este grupo de cidadãos a desafiar os partidos a falarem de política, para variar, nesta campanha; a dizerem o que querem fazer sobre os problemas que enuncia, muito concretos.

E já vão aparecendo políticos a responder, com ideias políticas novas: o inteligentíssimo Dr Alberto João Jardim propôs que se proibisse o partido comunista: daria emprego a uns milhares de novos guardas prisionais e novíssimos pides (e bufos a ganhar algum)... e a construção das novas prisões que seriam necessárias? Seria uma óptima forma de criar empregos, de ajudar a indústria da construção civil a gastar os dinheiros públicos que tanto precisam de destino... e as empresas de transportes? O que lucrariam a levar os trabalhadores para Lisboa, para as imensas manifestações populares? Ainda não chegámos à Madeira, mas é pena!

domingo, 5 de julho de 2009

Democracia participativa

Visite este sítio: Constituição 2.0
Estamos em tempos de mudança. As leis, se mudarem com eles, poderão ajudar-nos a passar estes anos de transição com menos violência.
Por exemplo, a esmagadora maioria dos cidadãos é honesta, será o caso da esmagadora maioria dos seus representantes? Será possível que a Constituição possa prevenir o aparecimento na política de gente que acha normal enriquecer durante os mandatos? Se calhar é uma questão de imaginação e poder-se-ia poupar muito com isso.