Eduardo Lourenço compara hoje, no Público, estas eleições com as da Assembleia Constituinte, em 1975. Nessas a abstenção quase não existiu, os portugueses sabiam que era importante quem iria fazer a Constituição; escolheram a Liberdade e a defesa contra o senhor deste mundo, senhor de almas e de governos, de exércitos e de jornais, de cartazes e de tempos de antena.
Neste jogo o nosso papel é o de árbitro. Mesmo que tenhámos berrado por um partido, em campanha, ali, frente à urna, não temos camisola, temos a responsabilidade de escolher quem nos parece que irá dar um contributo útil numa Assembleia renovada; dispomos dos programas, aqui no internet, vimos as pessoas, sabemos o que fizeram e o que não fizeram. Dispomos, acima de tudo, acima da razão que nos permite resistir à propaganda, da nossa intuição: sabíamos, em 1975, que precisávamos de entrar no mercado comum europeu. Sabemos, hoje, que já lá estamos de pedra e cal, que precisamos de nos proteger, como os outros europeus, do tal senhor deste mundo, do Leviatã, como lhe chama Eduardo Lourenço, e que esse é o papel dos políticos eleitos. O nosso papel é escolher com a consciência toda. Com a intuição! E a verdadeira intuição está acima do medo, é clara e livre.
Pura palha! Vai ganhar quem dispôs de mais dinheiro para fazer propaganda, vai ganhar, como sempre, o tal senhor deste mundo, o Kapital, crismado de "Socialismo". "O povo é burro", diz ele, e, até ver, tem sido!
ResponderEliminarEu Voto Castro Fernandes porque o meu home trabalha na secretaria da Cambra e a minha filha está numa mesa de boto... tornou-se militante para ver se tem travalho.
ResponderEliminarEu também já convenci os meus amigos a votar PS porque assim sei que será mais facil para mim deixar o desemprego.
Ja incentibei a minha avó e os amigos dela a votar PS senom po ano não há passeio para ninguem (já viram... coitado do CAstro... oferece 6000 viagens aos idosos... que alma caridosa).
A minha casa e que ainda está sem saneamento mas sei que com o PS a minha vida vai dar uma volta de 360º!!!
Pois e... Santo Tirso e tão sossegada, não se passa nada ca... e eu gosto asiim...
Vem o PSD agora fazer o que? Ubersidades??? Eu nem tenho qualificações para me candidatar à PT, quanto mais para entrar na ubersidade?
Mercado Municipal com ideias novas? Nããããããã~!!!!! Modernices!!!!
Ai e o PS gasta tanto dinheiro em publicidade pulitica? Dizem que e desperdicio??? Não!!! Eu gosto tanto de ver a Cara dele.. umas bolachudas outras fininhas.. ai o bigodinho dele e tudo!
Mas não sejam más-linguas porque a CMST tem um orçamento apertado... vejam la que nem tem dinheiro para comprar um reles medidora de som!!!
Agora gostava era que o Sr. Presidente me insinasse o segredo dele pa ganhar a lotaria tantas bezes. Ha isso gostava!!!!
Obrigado por comentar. A CDU já deixou um comentário (muito breve, só "links"), o PS também (compridíssimo e em duplicado), agora tenho a honra de um comentário do PPD/PSD; Li no Entre-Margens que acham que Santo Tirso está dez anos atrasado em relação aos concelhos vizinhos, ou seja, pretendem ir pelo mesmo caminho, só mais depressa! Faz-me lembrar uma frase de G.K. Chesterton, já que, nos nossos dois partidos "sociais-democratas", o PS faz o papel do progressista e o PPD o do conservador:
ResponderEliminar"Todo o mundo moderno se dividiu em Conservadores e Progressistas. O trabalho dos Progressistas é continuar a fazer erros. O trabalho dos Conservadores é impedir os erros de serem corrigidos".