quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Aeroporto do Porto

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro também interessa a Santo Tirso.
A privatização da ANA, pondo as decisões nas mãos dos gestores do novo Aeroporto de Lisboa, arrisca-se a "cortar-lhe as asas".
Destinatário: Sr. Primeiro-ministro de Portugal, Sr. Eng. José Sócrates
Petição Por Uma Gestão Autónoma do Aeroporto Do Porto
O futuro do Aeroporto Francisco Sá Carneiro tem sido objecto de um importante debate em todo o Norte do País.
À Junta Metropolitana do Porto, que iniciou este debate, juntaram-se, entretanto, diversas associações empresariais com especial destaque para a AEP, a Associação Comercial do Porto, a A.I.Minho e a A.I.D.Aveiro.
A estas associaram-se, ainda, os principais autarcas do Norte, todos eles reclamando uma gestão autónoma do Aeroporto do Porto, com base em estudos técnicos, designadamente da Faculdade de Economia do Porto, que apontam esta infra-estrutura como decisiva para o futuro de uma região que, notoriamente, tem vindo a perder competitividade e qualidade de vida, quando comparada com o resto de Portugal.
A FAP – Federação Académica do Porto, não se mostra indiferente a esta questão, reconhecendo a importância e a necessidade da garantia da gestão autónoma do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, a fim de promover o progresso e o desenvolvimento da região Norte.
A privatização da ANA não deve, em qualquer circunstância, entregar os aeroportos portugueses a um monopólio privado que, seguramente, faria depender o futuro do Aeroporto do Porto das decisões de gestão do novo Aeroporto de Lisboa, tal vai ser o montante de investimento que essa nova infra-estrutura irá absorver.
Nesse sentido, os abaixo-assinados reclamam, junto de Vexa., a necessidade de garantir uma gestão autónoma do Aeroporto do Porto, de forma a que ela se possa subordinar apenas à racionalidade económica e não seja nunca condicionada por factores contrários ao interesse regional.
Os Peticionários
Ver Signatários | Assinar Petição

2 comentários:

  1. mas quem disse que a ANA tem que ser privatizada?
    Sabem por acaso que, fruto do investimento de 400 milhões de euros publicos, o aeroporto do porto é dos melhores do mundo na sua categoria? sabem que é rentavel e lucrativo para o estado? sabem que aumentou nos ultimos 3 anos 33% dos passageiros enquanto que os outros, no seu conjunto, aumentaram 9%?
    Sabem que no ano do inicio da crise (2008) o aeroporto do porto aumentou 13% o nº de passageiros, o de lisboa 1% e o do algarve diminuiu os passageiros?

    ENTÃO PORQUÊ PRIVATIZAR O QUE FUNCIONA BEM E DÁ LUCRO?

    A gestão global publica dos aeroportos do país é a melhor solução para o aeroporto do Porto, para toda a região norte e para o país.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente (ou não, se pensarmos "verde") o pico do petróleo é real; embora os preços tenham subido porque houve especulação continuarão a subir porque não vai haver petróleo para as encomendas... Os preços das viagens aéreas subirão para a estratosfera, mais ano menos ano; e os privados não quererão a ANA, que dará prejuízo. Mais uma razão para essa empresa tratar de minorar os gastos loucos previstos para o Aeroporto de Lisboa cortando as asas ao do Porto. Daí que o nosso interesse seja uma administração autónoma do aeroporto do Porto, que só será viável (e mesmo assim!) se não tiver que segurar o de Lisboa. Assine:-)

    ResponderEliminar