Problemas a montante:
O que levou ao aparecimento de esta situação?




Desde logo a lixeira escolhida ficava do outro lado da rua do aterro sanitário! Porque é que as pessoas preferiram deitar o lixo ali e não no aterro? É provável que isso tenha a ver com o
erro monumental -- já corrigido! -- que foi o de levar dinheiro às pessoas, no início do funcionamento do aterro sanitário, para lá depositarem o lixo! E do outro lado da rua, na mata, era de graça.
É preciso informar as pessoas de que serão bem recebidas no aterro sanitário, sem burocracias, sem pagar nada e de que qualquer lixo será aceite. Para corrigir o senso comum que pensa ser mais fácil deitar na mata e criar o bom senso de deitar no aterro: campanhas na TV, etc.
Problemas no local:
Levar luvas é fundamental e levar sacos como os do IKEA, dá jeito. As pás e ancinhos foram muito menos usados que as mãos. Um grupo de 20 pessoas deu cabo de uma grande lixeira em pouco mais de uma hora, separando "monstros"(peças grandes, como colchões), plásticos, cartão, borracha e vidro. O entulho de obras será deixado no local, misturado com a terra.
Começámos por acumular o plástico num monte mas depressa compreendemos que o melhor é pô-lo directamente no camião do plástico. Mais difíceis são os
Problemas a jusante: O camião voltou sem ter descarregado o plástico no ecocentro. Não aceitam plástico sujo! Ora só querer lixo limpo é um luxo a que o ecocentro se não deveria dar, e sabemos que não pode dar: todo o plástico é lavado, antes da reciclagem propriamente dita, para retirar restos de gordura, de papel, etc.
A terra também há de ser lavável, melhor, tem que ser lavável, não faz sentido perder o nosso trabalho de separação e deitar todo o plástico no aterro de lixo comum, como acabou por acontecer!
Já com os vidros tivemos mais sorte: o ecocentro aceitou-os, embora tão sujos como o plástico! (será o vidro mais valioso que mereça lavagem?)
Os pneus serão recolhidos por uma empresa especializada que até os pagaria não fora o dinheiro não entrar neste projecto nacional de Limpar Portugal num só dia, uma iniciativa de voluntários que merece a boa vontade dos ecocentros. Têm 15 dias para se preparar! Toneladas de lixo, separado e sujo, bater-lhes-ão à porta. Vamos pedir aos bombeiros para dar umas mangueiradas ao plástico mas será absurdo se os ecocentros portugueses o não aceitarem e ele for para os aterros sanitários perdendo a oportunidade de ser reciclado: estamos a falar dos plásticos nas matas de Portugal inteiro!
O grupo de Santa Cristina do Couto deitou uma carrinha cheia de plástico num ecoponto, onde se não pede às garrafas de plástico que cheguem bem lavadas!
Vamos limpar Portugal!
Os portugueses são povo legal mas pouco versado em aritmética: esbanjam mjlhóes e poupam onde não deveriam poupar. No Brasil não pedem que as garrafas sejam limpas antes de serem jogadas para reciclagem: o ganho na melhor qualidade do produto reciclado não compensaria o não haver produto para reciclar. E não é para evitar muito lixo na floresta, não!
ResponderEliminarMas compensamos sendo versados em burocracia: um amigo contou-me, há pouco, que uma vez foi a um ecocentro e despejou o seu lixo nos vários contentores, muito bem separado; à saída pediram-lhe o nome e o número de contribuinte! Disse-me que se sentiu irritado mas lhes deu o que pediam, não fora os burocratas obrigarem-no a tirar de novo o lixo que tinha descarregado :-)
ResponderEliminarEu estive na limpeza, mas acho que somos obrigados a enganar o ecoponto para conseguirmos descarregar lixo já separado. Tenham compaixão do nosso esforço para conseguirmos um país limpo. Fiquei admirado quando soube que teríamos de entregar garrafas limpinhas, plásticos limpinhos etc.
ResponderEliminarSerá que os ecopontos estão a rir-se do nosso trabalho? Eu vou ajudar a Limpar Portugal no dia 20, e ja trabalhei bastante para isso e vou trabalhar mais. Senhores responsáveis pelo ambiente em Portugal AJUDEM-NOS SUPLICO. OBRIGADO BEM HAJAM, ATE AO DIA 20
Temos que estar optimistas! As empresas de reciclagem certamente se juntarão a este projecto de limpar Portugal. Obrigado por comentar :-)
ResponderEliminarParabéns pela reportagem, foi uma limpeza piloto para se ver os problemas que podem surgir para dia 20 e podemos ver que vão ser muitos infelizmente. O que mais me custou no dia foi haver um esforço grande da nossa parte para fazer desaparecer UMA lixeira e foram tantos os entraves que o serviço não ficou completo.....fiquei com uma sensação de missão falhada, se assim for no dia 20 não vamos limpar Portugal mas sim tentamos limpar Portugal e não nos deixaram.....
ResponderEliminarObrigado por comentar, Luis Edgar. Hoje há reunião e vamos a ver se a experiência que tivemos pode servir a nível nacional. Ainda vamos a tempo. Por exemplo os ecocentros poderiam ter, no dia 20, contentores para plásticos sujos. Entretanto descobririam forma de usar aquelas toneladass de plástico separado em vez de meter o lixo debaixo do tapete --de terra, neste caso!
ResponderEliminarOi Gostei do blog, tenho muita adimiração por Portugal. Entra lá no meu blog tambem! Vamos fazer uma parceria Brasil-Portugal?
ResponderEliminarwww.curingadebuzios.blogspot.com
Victor Viana
E eu admiro o Brasil! Mas me intimida um pouco: é muito grande, muito jovem... Porém estou certo que é no Brasil que vamos inventar o futuro! Obrigado.
ResponderEliminar