terça-feira, 17 de abril de 2012

Jantar/debate

A Associação Amar Santo Tirso, apartidária e democrata, destina-se a servir a sua terra, em liberdade. Organiza, no dia 25 de Abril, um  jantar - debate, subordinado ao tema: "Um novo paradigma de desenvolvimento para Santo Tirso", cujo orador principal será o Dr. José Pedro Miranda, presidente da Junta de Freguesia de Santo Tirso. 
Como é evidente a escolha do orador nada tem de partidário e espera-se que o debate seja interessante e que do confronto de ideias nasça luz. O jantar terá lugar no restaurante "Os Amarelos", da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Tirsenses.
Acho que devemos dar a esta Associação a oportunidade de ser aquilo para que nasceu: um espaço de civismo e de liberdade. O facto de a data escolhida ser o aniversário do derrube da ditadura fascista é bom augúrio para o debate. O regime pode ser visto como fascista, na medida em que o poder político está ao serviço da mesma oligarquia financeira que no anterior a 1974.
Uma estratégia de desenvolvimento que não tenha em conta a realidade, a opressão que o sistema financeiro mundial é, sobre as pessoas e sobre o planeta, passa ao lado do mais importante. Uma estratégia que não tenha em conta a ecologia, o bem público que é a Terra, de que somos parte, que não tenha em conta o recente poder de destruição da nossa espécie e a necessidade de mudar de paradigma, não é digna desse nome.
O conceito de "desenvolvimento" dos últimos 250 anos, em que se tratava de "conquistar" a natureza, está a dar lugar a um outro, em que se trata de compreender que dela fazemos parte, dela somos a consciência, e que a nossa estratégia só pode ser a de a proteger.
Não sei se o leitor que queira ir a este jantar-debate precisa de se inscrever na Associação (creio que não) mas sei-lhe dizer que a cota não pesa no preço do jantar, que é acessível. Aqui fica o e-mail para se inscrever:
amarsantotirso@gmail.com
O tempo pede-nos que paremos para pensar. O senso-comum tem que ser substituído pelo bom-senso!

1 comentário:

  1. Dado o real deficite democrático neste Conselho o jantar-debate de ontem foi um pequeno passo para a democracia.

    ResponderEliminar