segunda-feira, 23 de março de 2015

€ Euro: sim ou não?

Pedro Arroja
A Associação Cívica Amar Santo Tirso, em colaboração com a Câmara Municipal de Santo Tirso, convida todos os interessados a marcar presença no jantar debate de dia 26 de março, pelas 20 horas, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso (Vermelhos), na Praça Conde S. Bento, em Santo Tirso, cujo orador será o Professor Pedro Arroja, cuja intervenção será subordinada ao tema "Euro: sim ou não?".
As inscrições podem ser realizadas para o email: amarsantotirso@gmail.com



A 26 de Março de 1834 as forças liberais chegaram a Santo Tirso: o Mosteiro fechava as portas, que se abriam para a Vila de Santo Tirso, nascida da Revolução Liberal.

Só com os liberais Portugal aderiu de facto à Revolução Industrial e, com ela, ao conceito revolucionário de que todos os homens nascem livres e iguais em direitos (mas só em 1968 a lei deu o direito de voto às mulheres!).

Porém o liberalismo ajudou a encapotada submissão ao Império Britânico, da mesma forma que a União Europeia, um conceito libertador, nos trouxe a submissão ao encapotado Império financeiro mundial. Que pensará o nosso convidado do artigo 123 do Tratado de Lisboa?

26 de Março: Há cem anos, a 26 de Março, apareceu a revista Orpheu 1, uma pedrada no charco das letras portuguesas. 

1 comentário:

  1. Os economistas lidam com as regras do sistema económico, como o citado artigo 123, assim com os físicos lidam com a Gravidade ou a velocidade da luz. É o quadro dentro do qual actuam. Este economista teve, porém, ao tempo da entrada no Euro, a visão de que nos seria prejudicial alinhar.
    Perguntado sobre o artigo 123 disse que era uma questão de poder, semelhante ao facto de o Banco Central Europeu ter escolhido Frankfurt para a sua sede.

    ResponderEliminar