Não teve votos contra. Mesmo a África do Sul do apartheid ou a URSS de Stálin se limitaram à abstenção.
A dignidade humana é um autêntico desígnio do animal que somos. Os nazis mataram nos campos de concentração mas mataram às escondidas dos alemães. Ainda hoje temos naturalmente a delicadeza de não lhes tocar nessa ferida, que carregam dolorosamente -- mas não esquecemos! Denunciar a violência é um dever, escondê-la, um crime.
Jestina Mukoco é a directora do projecto Paz Zimbabwe, uma iniciativa da sociedade civil para trazer os direitos humanos à sua terra. Há uma inacreditável epidemia de fome, que agora trouxe uma epidemia de cólera, há medo, há violência... e tudo se deve à tirania de um homem que, em tempos, foi um lutador pela liberdade, Robert Mugabe; educado pelos jesuítas, diplomado por boas universidades, recusa-se as ouvir as clamorosas críticas do mundo, pensa que é o único que pode "salvar" a sua terra. Na semana passada Jestina foi raptada de sua casa por um grupo de homens armados vestidos à civil, sem farda. Mesmo os tiranos mais dementes mantêm o respeito pelos direitos humanos, tentam disfarçar os crimes. São humanos!
É fácil perdoar aos outros humanos as suas loucuras e é humano e justo que perdoemos.
Mas perdoar não é absolver! Nunca poderemos aceitar o medo, a tirania, a violência, sob que forma for.
Aceitamos as pessoas, não aceitamos os seus crimes. Por isso Guantánamo será fechado, porque os criminosos são gente, têm direitos. E deixaríamos de estar a lutar pelos direitos humanos se pensássemos ser "mais iguais que os outros", senhores do bem fazer, livres do erro, com "direito" ao poder mesmo à custa da liberdade dos outros.
Eleanor Roosevelt, que presidiu à comissão dos direitos humanos da ONU que conseguiu juntar as nações do mundo para criar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que hoje se celebra, disse que os direitos humanos nada significariam se não fossem importantes "em pequenos lugares, perto de casa" ("in small places, close to home").
Primeiras reacções - demolição do prédio de S. Martinho - tudo em csisantotirso.blogspot.com
ResponderEliminarcomente
falangistacampense.blogspot.com
ResponderEliminarhttp://ambientesantotirso.blogspot.com/
ResponderEliminar