sábado, 9 de janeiro de 2010

Vamos limpar Portugal! (reunião de 8 de Janeiro)

Vamos "Limpar Portugal" é uma organização que nasceu num forum do internet a partir do exemplo da Estónia, onde as florestas foram limpas num só dia, com o trabalho entusiasmado de uma grande percentagem da população.

Ontem houve uma reunião dos voluntários tirsenses (já é a quarta), no Pavilhão Municipal, às 21:00; estas reuniões têm acontecido em todos os Concelhos do País e é de esperar que os participantes aumentem exponencialmente até ao sábado, 20 de Março, em que vamos limpar Portugal num só dia. Porém ainda não há gente de todas as freguesias e é importante que apareçam, para coordenar, em cada freguesia, o esforço colectivo. Inscreva-se!

Marca de ter nascido no internet é o seu carácter descentralizado, responsabilizando toda a gente, usando as contribuições de todos, velhos e crianças, homens e mulheres, instruídos e analfabetos, ricos e pobres. Isto é mesmo para ir limpar Portugal, no dia 20 de Março!

A Universidade de Aveiro está a fazer um programa de computador (mais duas semanas!) que ajudará muito a localizar e caracterizar, no GoogleEarth ou equivalente, todas as lixeiras na floresta. Entretanto trata-se de as publicar no site, com latitude e longitude e uma só fotografia (para não complicar). Quem tiver um GPS está convidado a passear pelos montes, a pé, de biciclete ou de Jeep, só ou com ajuda para fotografar e tirar notas.

Tiago Orlando, coordenador de Santo Tirso e da área do ambiente, explicou-nos que o entulho das obras é o que tem menor impacto ecológico e que, por vezes, é misturado com a terra quando são feitas plantações. Porém o impacto no ambiente enquanto paisagem, o desgosto que dá ao caminhante mede-se em toneladas. Acontece porque os empreiteiros não sabem onde o deitar. Na reunião estava um representante da Câmara que nos informou que o aceitam, agora de graça, em Covelas. São precisos mais sítios, sugiro pedreiras abandonadas, em que haja licença oficial para despejar entulho.

Já há empresas que aceitam tratar de lixos específicos, como os pneus ou o metal; todas as contribuições são bem vindas, como divulgação, para já, ideias, contactos com empresas--excepto dinheiro, uma opção da organização. Haverá contentores, em cada freguesia, onde o lixo depositado a 20 de Março aguardará ser recolhido por empresas ou organismos oficiais; Há que ser optimista e imaginar que é possível fazê-lo chegar ao seu destino final no próprio dia! A nós, portugueses, basta-nos imaginar que estamos no Luxemburgo para nos tornarmos super-eficientes e organizados :-) Oxalá a doença indígena da burocracia se mantenha afastada desta iniciativa generosa!


Do ponto de vista simbólico não imagino melhor que esta iniciativa de Limpar Portugal. É preciso, faz-se! Fazemos todos, não nos interessa ganhar dinheiro nem prestígio, interessa-nos limpar Portugal. E é precisa toda a gente, o lixo acumulado já é mais que muito!

Por outro lado terá um efeito pedagógico, serão criadas mais lixeiras controladas e geográficamente bem localizadas e ninguém poderá continuar a poluir a paisagem sem se sentir envergonhado.


Sem comentários:

Enviar um comentário