sexta-feira, 8 de março de 2013

Março - Mês do Cancro Colo-Rectal

 "Mais vale prevenir que remediar", este ditado aplica-se à medicina, a medicina preventiva é muito mais eficaz que a curativa.
Entre 3 e 4% de todas as pessoas, tanto do sexo masculino como feminino, serão atingidas pelo cancro do colon e do recto (CCR) algures entre o nascimento e os 70 anos (o pico está nos 50 anos). É muita gente para um cancro que, se diagnosticado cedo, é curável mas que mata 10 pessoas por dia.
A prevenção consiste, fundamentalmente, em não fumar, em comer uma dieta com pouca gordura e rica  em fibras, ou seja, em legumes e fruta e em fazer exercício físico. Mas também em procurar ver os pólipos que estão na sua origem, em fazer uma colonoscopia por volta dos 50 anos; como se trata de um exame incómodo, é pequena a percentagem das pessoas que o faz.
A novidade é a colonoscopia virtual, "exame não invasivo e que,  para além de revelar a existência de pólipos com potencial de evolução para cancro do cólon, permite detectar também outras patologias, nomeadamente: avaliar a existência de Aneurisma da Aorta Abdominal (AAA), assim como outras patologias no estômago, fígado, pâncreas/baço, rins, intestinos, bexiga e próstata, e a visualização das estruturas ósseas envolventes".
Pode haver listas de espera no Serviço Nacional de Saúde mas não é tão urgente, não é preciso ir à medicina privada! Urgente é inscrever-se para, quando possível, fazer a colonoscopia virtual! E ajudar a fazer pressão para que o exame seja, de facto, acessível e gratuito. 

Sem comentários:

Enviar um comentário