sábado, 20 de julho de 2013

A "elite" no poder

Notícias TV, suplemento do Jornal de Notícias de 6ª feira, 19 de Julho de 2013
Já aqui escrevi que os atenienses sabiam que sem igualdade não há liberdade. E, é claro, sem liberdade não há democracia! 
Também publiquei "Sobre hierarquias", e creio que pode haver igualdade com hierarquias pontuais, sem poder, livremente aceites: o avô que pede ao neto que o ajude com o comando do televisor não lhe é hierarquicamente inferior. Ou a pessoa que vai ao médico porque lhe reconhece um conhecimento superior ao seu para fazer um diagnóstico, um prognóstico e um tratamento.

Há 250 anos houve uma revolução nas nossas sociedades -- a qual demorou mais um bocado a chegar a Portugal! -- e as leis que se referiam à hierarquia "de sangue", aos privilégios de algumas famílias sobre as outras, desapareceram: "todos os homens nascem livres e iguais em direitos".
Com o tempo uma outra hierarquia se institucionalizou: a da conta bancária. A maior parte das pessoas esforça-se por pertencer à "hierarquia" actual e, de facto, o poder real é financeiro, o poder "do sangue" é residual.
O poder, em democracia, deve ser de todos -- ou não é democracia. Não proponho, como Platão, que não era democrata, que o poder pertença a uma elite, amante do conhecimento. Não precisamos de elites mas, pelo menos, não tomemos por elite quem tem mais dinheiro!

2 comentários:

  1. burro que não gosta de palha21 de julho de 2013 às 05:53

    O Cavaco diz que tem pouco dinheiro. Podemos confiar nele para nos "salvar"?

    ResponderEliminar
  2. Sei que lhe dei palha, burro: disse coisas que toda a gente sabe!
    Mas parece que não vemos o que está diante do nariz, daí a insistência.
    Em democracia, só em nós mesmos podemos confiar para nos salvar do naufrágio. Numa situação parecida, os alemães deram 30% ao Sr. Hitler, uma maioria relativa que ele tomou por um apelo a que "salvasse a pátria".
    O burro comeu a palha picante do circo dos últimos dias? Ou percebeu que era palha?
    Outra coisa: sabe que, ao fazer estas perguntas, se arrisca a que este blog desapareça? "The big brother is whatching you!"
    "Whatch the big brother", é mais prudente LOL

    ResponderEliminar