quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Um post demagogico

Sua Exa estava reunido com o representante de uma prestigiada marca de automóveis que lhe explicava o modelo XPTO, segundo ele o mais adequado para os motoristas dos assessores, completamente automático, à prova de imbecilidade, quando lhe vieram dizer que estava um pobre à porta...

-- E tu vens-me incomodar com isso? Diz-lhe que estamos todos a fazer sacrifícios, que são tempos de austeridade, e, se ele for muito chato, dá-lhe um euro!
-- Este não aceitou o euro e diz que tem direitos constitucionais!
-- Esses legalistas, sem flexibilidade, ainda vão dar cabo do País... Ele dá-se com alguém conhecido?
-- Não, creio que ninguém o conhece, é daquelas pessoas que nunca se souberam chegar à frente...
-- Diz-lhe que vá com Deus, que vá pela sombra. O meu Pai sempre me disse para desconfiar das pessoas que não sabem comer à mesa... estou numa reunião importante!
-- V. Exa desculpe insistir mas este é dos que diz que a Constituição garante direitos iguais para todos, não só para alguns, e que o Sr. a jurou cumprir…
-- Claro! A Constituição é para cumprir mas este é um tempo em que todos temos que fazer sacrifícios, não lhe explicaste? Deve ser um problema de comunicação... fala com um dos assessores de comunicação, ele que o despache! (e virando-se para o representante da marca de automoveis, que aguardava com um ar educado, de quem não estava a ouvir a conversa) – Tem mais fotografias desse modelo?

10 comentários:

  1. A Exa quando jurou ouviu mal. Jurou queimar a Contituicao.É o que tem feito todos os dias,resmas de folhas de cada vez E n é de agora. Patife.

    ResponderEliminar
  2. Vejo que nao compreende bem a situacao dramatica de Portugal e se deixa levar por demagogias da oposicao. Bem haja!

    ResponderEliminar
  3. Nao. Deus nos livre da opocicao, mas um carro aqui e um motorista ali, uma pensao de um ex politico acolá ainda se arranjavam uns trocos.
    Sabe bem que compreendo a situacao dramatica do pais, mas comecam-me a faltar neurónios para debitar opinioes sobre pedidos de casamento com separacao de males.Os partidos ja nao servem o país.Quem os representa muito menos.

    ResponderEliminar
  4. Democracia real! Ja!
    Mas tem que comecar de baixo para cima, a partir de comissoes de moradores ou coisas assim. Creio que vai demorar uns anitos.
    Obrigado por comentar.

    ResponderEliminar
  5. Nunca assiti a nenhuma mas pelo que me dizem as reunioes de condominio sao de cortar ä faca. É melhor lancar outra ideia:)

    ResponderEliminar
  6. Pois. Reunioes de vizinhos, nao de condominos, outro espirito. E aqui tenho que lembrar o perigo de acabar com a democracia que temos, que e o fascismo. Quando um partido acaba com os outros e fica sozinho, como o nazi. A ideia de nao haver partidos implica uma participacao directa… e implica o sorteio, uma ideia arrepiante para certas pessoas mas a essencia da democracia grega. Votam-se leis e sorteiam-se pessoas para as aplicar.

    ResponderEliminar
  7. E quais seriam os requisitos exigidos aos sorteados? Onde ficaria o mérito? Qualquer cidadao com mais de 18 anos?

    ResponderEliminar
  8. O merito e um criterio meritorio para cargos remunerados mas, aqui, trata-se de fazer um dever civico. Platao, que nao era democrata, atribuiu a longevidade da democracia ateniense ao sorteio. Porque, se nao forem sorteados, os encarregados de fazer cumprir a lei serao comprados -- pela tal oligarquia. Veja Etiene Chouard no YouTube e veja um filme que esta num post aqui chamado o circo.

    ResponderEliminar
  9. Já fui ver o Etiene Chouard e revi o filme do post "o circo". Pelo que entendi está feito o dignóstico e apontada a terapeutica.Na prática e pelo que vou observando no comportamento humano, a falta de uniao e de humanismo será um entrave a breve trecho a uma democracia directa. Mas nem só de humanos é feita a vida. Confiemos em Deus, para atraves Dele confiarmos uns nos outros.Boas Festas.

    ResponderEliminar
  10. O lado divino do Homem e o criativo. E temos entre maos a criacao de uma nova sociedade, este filme ajuda a ver a urgencia de tal tarefa
    http://youtu.be/ucSamfB5QLQ
    Pode abri lo na foto do forte do Bugio, em cima

    ResponderEliminar