quinta-feira, 2 de junho de 2016

Uma escultura nova no espaço público tirsense


O restauro do museu Abade Pedrosa e a sua ligação, por uma entrada comum, ao novo museu é um exemplo da arquitectura de Alvaro Siza, do respeito pelo sítio, do qual parte o projecto, simultâneamente discreto e uma imponente “escultura ao ar livre”. Ganhou a velha hospedaria do mosteiro, hoje museu Abade Pedrosa (vê-se o alçado que recuperou a simetria e, dentro, as madeiras voltaram a ser pintadas, como no século XVIII) e ganhou a cidade de Santo Tirso, com um novo edifício que lhe trará visitantes e prestígio.
Parece que foi caro; mas, por uma vez, creio que o valor da obra para a cidade amortizará o fatídico “terço”, que deve ser o último, os tempos são de mudança.

1 comentário:

  1. burro que não gosta de palha3 de junho de 2016 às 08:27

    Vejo que conhece a anedota que diz que, em Portugal, os presidentes de câmara são muito devotos: nunca adjudicam uma obra sem ter o terço na mão.
    Na verdade, sejamos justos, se conhecer empreiteiros poderá confirmar, o "imposto" é de 20%, apenas 1/5, não exageremos!
    O que não compreendo é o seu otimismo de que esse "imposto" vai acabar. A opinião pública continúa influenciada por jornais que recebem subsídios das câmaras, os cidadãos nada farão... Não me dê palha!

    ResponderEliminar