sábado, 29 de outubro de 2016

Celebremos!

"O sonho é ver as formas invisíveis
Da distância imprecisa, e, com sensíveis
Movimentos da esp´rança e da vontade,
Buscar na linha fria do horizonte
A árvore, a praia, a flor, a ave, a fonte -
Os beijos merecidos da Verdade."
in "Mensagem" de F. Pessoa

Deixo aqui este e-mail, que recebi da Avaaz, porque ver a nova "sociedade do conhecimento", ou informática a nascer (ou já a crescer!), ver o que é possível as pessoas fazerem, é uma alegria que deve ser partilhada:

"Queridos amigos da Avaaz,

Em meio a tanta escuridão presente em nosso mundo, a Avaaz está brilhando sua luz -- tivemos quatro vitórias incríveis nas últimas semanas!

- CONVENCEMOS governos a ter como meta proteger 30% dos nossos oceanos!

- ACABAMOS com a carreira de um dos políticos mais corruptos do Brasil!

- AJUDAMOS a criar a maior reserva marinha do mundo no Pacífico!

- BARRAMOS, finalmente, a mega-fábrica da Monsanto na América do Sul!

Isso tudo em questão de semanas paralelamente à campanha para impedir que Trump seja eleito! Ninguém vai conseguir parar nosso movimento -- vamos manter essa energia! Veja mais detalhes sobre cada vitória:


Uma meta global para proteger 30% dos oceanos!

Todos achavam que nossa campanha por 30% de proteção dos oceanos era irreal, exceto os cientistas. E usando as assinaturas de um milhão de membros da Avaaz como arma, entramos nas negociações e conseguimos tirar os principais bloqueadores, como o Japão, do caminho. Apoiamos o pequeno país-ilha Palau, falamos diretamente com os principais países que podiam influenciar a decisão, conquistamos a imprensa, e... GANHAMOS bonito ... com 89% dos votos
A chefe da delegação de Palau disse -- “Ficamos emocionados em ter o apoio de 1 milhão de membros da Avaaz de todo o mundo.”


Derrotando um dos políticos mais corruptos do Brasil

Informantes, e até mesmo jornalistas, avisaram-nos que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, era um peixe muito grande para pegarmos. Mas nós nos recusamos a ser intimidados e mais de 1,3 milhão de pessoas exigiram que o Conselho de Ética cassasse Cunha. Quando seus aliados tentaram impedir a votação, nós revidamos: entregamos nossa petição diretamente ao Congresso, inundando as figuras-chave da votação com telefonemas, mensagens diretas e em suas redes sociais. Chegamos até a mirar publicamente nos parlamentares que estavam blindando Cunha. Cunha foi forçado a renunciar e, em seguida, o Congresso o deixou inelegível por oito anos! Agora ele foi preso!
Um parlamentar campeão de causas anticorrupção, deputado Chico Alencar, disse: "Se não fosse pela pressão da opinião pública, não teríamos vencido. Quero agradecer e parabenizar todos vocês."


Criando a maior área protegida do planeta.

Nossos oceanos estão passando por sérios problemas. Por isso, quando ouvimos que o presidente Obama estava pensando em criar uma reserva marinha *gigante* no Havaí, um milhão de pessoas assinaram a petição e milhares enviaram mensagens. Para influenciar ainda mais a decisão de Obama, entregamos nossas mensagens em reuniões importantes, organizamos protestos chamativos com crianças (isso ajudou a ganhar a imprensa!), e lutamos contra algumas comunidades que queriam dificultar a decisão do presidente Obama. Em questão de dias, ele assinou o documento que transformou o projeto de reserva em lei.
O diretor do Global Ocean Legacy, Matt Rand, disse que as “1,3 milhão de pessoas que assinaram e as dezenas de milhares que enviaram mensagens tiveram suas vozes ouvidas na Casa Branca e foram uma grande parte dessa vitória."


Adios, Monsanto!

A gigante Monsanto tinha acertado um negócio daqueles para construir uma mega fábrica na Argentina, mas as comunidades locais decidiram lutar e nós unimos forças. Juntos, fomos de porta em porta, lançamos pesquisas mostrando a enorme oposição local ao projeto, ajudamos a eleger um conselho municipal de oposição, encontramos com a Monsanto no tribunal, e ampliamos o movimento local com um milhão de assinaturas em todo o mundo. A Monsanto foi forçada a abandonar o projeto.
Uma ativista local das Malvinas, Celina Molina, disse: “Hoje celebramos a vitória da nossa longa batalha que compartilhamos com o movimento global Avaaz .... A Monsanto tem apenas uma opção: voltar para casa"
Ainda não está satisfeito? Confira as dez maiores vitórias da história da Avaaz e nossos 100 destaques favoritos. É uma miscelânea das conquistas do poder popular.
Juntos, não apenas enfrentamos as forças de ódio e separação em nosso mundo. Estamos promovendo uma visão de esperança, passo a passo construindo o mundo que todos queremos. Porque, no final das contas, apenas o amor e a esperança podem derrotar o ódio
Com muito amor e gratidão por este movimento incrível,

Ricken, com Alice, Ben, Emma, Pascal, Mais, Camille, Dan, Mike e toda a equipe da Avaaz "



A Avaaz é uma rede de campanhas global de 44 milhões de pessoas
que se mobiliza para garantir que os valores e visões da sociedade civil global
 influenciem questões políticas nacionais e internacionais.
("Avaaz" significa "voz" e "canção" em várias línguas).
Membros da Avaaz vivem em todos os países do planeta 
e a nossa equipe está espalhada em 18 países de 6 continentes, operando em 17 línguas.
Saiba mais sobre as nossas campanhas aqui, nos siga no Facebook ou Twitter.

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Lisboa revisitada

Sentei-me na soleira da porta do torreão poente. Escrevo no telefone, embora tenha comprado um caderno na velha papelaria Vidal, onde desemboca a Rua dos Douradores, por 55 cêntimos. Não imagino o Bernardo Soares a comprar papel, aproveitava o que sobrava dos embrulhos, e assim.
Se, agora, aparecer um desses papéis, marcado L. D. , dá para pagar um quarto e para comer durante uns meses largos.

Os turistas, essa gente determinada a ver o que os guias recomendam, quais alunos a quem um exame espera, têm um ar prazenteiro. De alguma forma sentem-se em casa, em Lisboa. Flanam com tempo, há muitos sem máquina fotográfica.
Jovens com ar desportivo ou velhos que arrastam os pés, todos cumprem uma tarefa, porém.

Agora instalei-me no anfiteatro ao ar livre da Gulbenkian para escrever um pouco, ditando para o telefone.
Quando passamos dos 90 anos ficamos num tempo e num espaço intermédio. Falava eu de liberdade e ouvi isto: "liberdade, liberdade, fica cada um para seu canto e não tem graça nenhuma!"
Quem sabe se a nossa obsessão com a liberdade nos não trouxe a solidão?
Somos livres, sim, livres de escrever para leitores imaginários textos egoístas que nada lhes dizem. As crianças continuam a brincar, é provável que a vida continue...E é certo que nós passamos.

A vida consiste em breves momentos; São raros e breves e deixam uma memória pouco clara mas todos temos breves momentos em que nos sentimos vivos. Momentos. O resto do tempo entretemo-nos a fazer o que nos manda o senso comum, às vezes com grande convicção!
Vivos, vivos, só o estamos em breves momentos, espaçados de anos.

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Não confie nos blogs, leitor

 
 Este, por exemplo, entusiasmado pela notícia de hoje de que o blog “Câmara Corporativa” recebia 3500 € por mês para defender o governo de José Sócrates e, depois, para atacar o de Passos Coelho (graças à “ generosidade financeira do benemérito Santos Silva”), deixou de lado os princípios e dirigiu-se à Geringonça reclamando um justo subsídio. Eis a resposta recebida:

Caro blogger

Como sabe, impossibilitados, pelos partidos que nos apoiam, de subir as taxas moderadoras na saúde, verbas essas habitualmente destinadas ao marketing dos governos, optámos por centrar a nossa política de subsídios aos blogs naqueles que apoiam o Dr. Pedro Passos Coelho, sem o qual a Geringonça não teria nascido e sem cujo apoio contumaz enquanto líder da oposição ela não teria sobrevivido.

Por outro lado, a Câmara de Santo Tirso não precisa do apoio dos vereadores do PCP e do Bloco e tem, assim, uma verba para subsídios de marketing muito superior à nossa, dispondo mesmo de publicações próprias, pelo que o aconselhamos a contactá-la.

Sensibilizados pelo seu apoio

Cordialmente

A Geringonça

Reflecti, então. Quando nos recusam um subsídio tornamo-nos “sérios”, atacamos a corrupção e coisas assim. Fez-se luz no meu espírito: se houvesse um número considerável de vereadores de esquerda na Assembleia Municipal, quiçá a Câmara não conseguisse desbaratar tanto dinheiro dos contribuintes na sua própria publicidade?
É assim que aconselho os leitores a votar bem nas próximas autárquicas: em tudo menos no PS, que nem mesmo sabe apoiar financeiramente os blogs que defendem a Geringonça!

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

        VI
        OS COLOMBOS

https://mythicalgreece.wordpress.com/2011/04/14/athena/
Outros haverão de ter
O que houvermos de perder.
Outros poderão achar
O que, no nosso encontrar,
Foi achado, ou não achado,
Segundo o destino dado.
Mas o que a eles não toca
É a Magia que evoca
O Longe e faz dele história.
E por isso a sua glória
É justa auréola dada
Por uma luz emprestada.

2-4-1934
Mensagem. Fernando Pessoa. 
Lisboa: Parceria António Maria Pereira, 1934 
(Lisboa: Ática, 10ª ed. 1972).
 - 65.
A deusa Athena queria que a cidade lhe fosse dedicada e ofereceu-lhe a oliveira. Sabe-se que foi a escolhida e que as ânforas de azeite que os atenienses vendiam pelo Mediterrâneo fora (até mesmo à longuínqua cidade bem para lá das colunas de Hércules, fundada pelo divino Ulisses, também ele protegido pela donzela) lhes trouxeram a abundância, condição para criarem uma civilização; que ainda hoje é a nossa raiz da Arte e da Ciência.
A "Donzela", "Palas" Athena, simbolizada pela coruja, vê longe. Estratega, sabe aplicar a inteligência na prática, inteligência alargada ao interesse geral, sabedoria. É, ainda hoje, o símbolo da Justiça. Guerreira, só usa a força raríssimamente; mas as causas que defende, por justas e razoáveis, sempre vencem.

Hoje, invoco silenciosamente a sua protecção para a Organização das Nações Unidas, para que esta não caia nas garras do "Eurogrupo", dos políticos lacaios da oligarquia que manda no mundo. Que a coruja inspire os vencedores da segunda guerra mundial, que ainda controlam a ONU, a escolher o melhor, neste caso um português. Guterres, pelo nome, deve ter antepassados timorenses, simbolizando o universalismo da nossa gente: além do mérito dele, óbvio, há o mérito de uma civilização, a nossa, e a sua eleição alegrar-me-á ainda mais que o golo do Eder;-)

Última hora: 17:26
E eis que, agora, será difícil, como sempre, ir contra a vontade da deusa. Mas esperemos por quinta-feira.



E deixo aqui um documentário que é prova suficiente de que, pelo menos desde há uns 40 ou 50 anos, voltámos a ser um país criador de civilização. Fernando Pessoa dizia que não é por acaso que Lisboa e Atenas estão aproximadamente à mesma latitude; o nosso mediterrâneo é o Atlântico!
E aqui fica a visão que António Guterres apresentou aos representantes das Nações Unidas 
e ainda como, à saída, se apresentou aos jornalistas, ao mundo