segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Não confie nos blogs, leitor

 
 Este, por exemplo, entusiasmado pela notícia de hoje de que o blog “Câmara Corporativa” recebia 3500 € por mês para defender o governo de José Sócrates e, depois, para atacar o de Passos Coelho (graças à “ generosidade financeira do benemérito Santos Silva”), deixou de lado os princípios e dirigiu-se à Geringonça reclamando um justo subsídio. Eis a resposta recebida:

Caro blogger

Como sabe, impossibilitados, pelos partidos que nos apoiam, de subir as taxas moderadoras na saúde, verbas essas habitualmente destinadas ao marketing dos governos, optámos por centrar a nossa política de subsídios aos blogs naqueles que apoiam o Dr. Pedro Passos Coelho, sem o qual a Geringonça não teria nascido e sem cujo apoio contumaz enquanto líder da oposição ela não teria sobrevivido.

Por outro lado, a Câmara de Santo Tirso não precisa do apoio dos vereadores do PCP e do Bloco e tem, assim, uma verba para subsídios de marketing muito superior à nossa, dispondo mesmo de publicações próprias, pelo que o aconselhamos a contactá-la.

Sensibilizados pelo seu apoio

Cordialmente

A Geringonça

Reflecti, então. Quando nos recusam um subsídio tornamo-nos “sérios”, atacamos a corrupção e coisas assim. Fez-se luz no meu espírito: se houvesse um número considerável de vereadores de esquerda na Assembleia Municipal, quiçá a Câmara não conseguisse desbaratar tanto dinheiro dos contribuintes na sua própria publicidade?
É assim que aconselho os leitores a votar bem nas próximas autárquicas: em tudo menos no PS, que nem mesmo sabe apoiar financeiramente os blogs que defendem a Geringonça!

2 comentários:

  1. burro que não gosta de palha24 de outubro de 2016 às 16:48

    A ironia é coisa dos ingleses. A maior parte dos seus leitores acha que ficou chateado com a geringonça por ela lhe não ter dado um subsídio.
    Sou burro de nome mas você é burro mesmo!

    ResponderEliminar
  2. Se a imprensa não for independente é propaganda.
    Os jornais locais poderiam receber um subsídio do Estado mas nunca das Câmaras; porém é o que acontece -- e, assim perdida a independência, limitam-se a fazer propaganda das Câmaras que os subsidiam. Para disfarçar a triste situação em que se encontram, por falta de leitores dispostos a pagar informação autêntica, lá metem um ou outro artigo menos agradável para as Câmaras -- mas nunca metem artigos demolidores.
    Os blogs, como se sabe, nada gastam em papel e tinta e podem-se dar ao "luxo" (que o não é!) de nem anúncios terem. Não precisam de subsídios e são seguramente mais independentes que os jornais. Mereceriam que as pessoas informadas neles colaborassem como jornalistas das coisas da terra. Como se sabe, ninguém se dá a esse trabalho e os blogs limitam-se a divulgar as opiniões de quem os criou. Lamento isso, desde o princípio.

    ResponderEliminar