segunda-feira, 19 de abril de 2010

Um artigo de jornal que me fez reflectir

Com a devida vénia, transcrevo um artigo publicado em 15 do corrente no jornal "i":


Ensino superior


Erros de palmatória cada vez mais frequentes entre universitários


Boa parte dos estudantes universitários é incapaz de escrever sem erros ortográficos, encadear um raciocínio com princípio, meio e fim, interpretar um texto ou perceber o que é dito na aula. São os próprios professores a reconhecer que o domínio da língua portuguesa é uma aprendizagem que a maioria dos seus alunos não fez no ensino secundário e ainda não consegue fazer no ensino superior. As dificuldades atravessam os cursos que vão das ciências sociais e humanas às ciências exactas e estendem-se a disciplinas como História, Matemática, Física, Gestão, Jornalismo ou Ciência Política.


Escrita


A incapacidade de usar a língua portuguesa de forma correcta é um "mal generalizado" entre os alunos de todos os anos, avisa Manuel Henrique Santana Castilho, docente da Escola Superior de Educação de Santarém. "São raros os que conseguem organizar um pensamento e escrevê-lo sem incorrecções", diz o professor que ensina Gestão Educacional aos futuros candidatos a professores do 3º ano. Os erros vão muito além da ortografia e da gramática, conta Isabel Ferreira, que dá aulas de Física aos caloiros do Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa: "Na generalidade, escreve-se como se fala. Os alunos distorcem as palavras para permitir uma colagem entre a grafia e a fonética."


Oralidade


Pior do que a escrita é a oralidade, esclarece Miguel Morgado do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa. Quando o desafio passa por verbalizar uma ideia ou expor um raciocínio, as fragilidades triplicam: "Há uma enorme dificuldade de os alunos conseguirem responder a uma pergunta com princípio, meio e fim." Ou uma incapacidade de começar e terminar uma frase, mantendo uma "lógica coerente", desabafa Santana Castilho. O discurso é com frequência atropelado por "frases incompletas sem um fio condutor", explica Isabel Ferreira. Nuno Crato, professor de Matemática do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), acrescenta que, regra geral, o vocabulário dos seus alunos "é pobre" e o raciocínio "vago e disperso".


Se o discurso é incoerente é porque não há um esforço de reflexão: "Logo, as intervenções orais são baseadas no improviso", defende João Cantiga Esteves, professor de Finanças no ISEG, em Lisboa. Expressar uma ideia simples é um desafio que poucos conseguem ultrapassar. "Até nos casos em que peço aos alunos para lerem textos em voz alta, a leitura é apressada sem pausas e com total desrespeito pelas vírgulas e parágrafos", diz João Gouveia Monteiro, professor de História da Idade Média e de História Militar da Universidade de Coimbra.


Interpretar


Ler um texto e saber transmitir o que se retirou dessa leitura é uma habilidade de uma minoria, conta Joaquim Fidalgo, que dá aulas de Jornalismo na Universidade do Minho: "Em regra, o discurso é confuso e há uma tendência para complicar conceitos simples." Prestar atenção ao que o professor diz durante a aula e tomar notas em simultâneo é outra tarefa que poucos conseguem desempenhar, alerta a professora de Física do Instituto Superior de Agronomia. Combater essa limitação passa muitas vezes por interromper a aula e pedir à professora para repetir a frase que acabou de dizer: "Um desafio constante tem sido fazê-los primeiro ouvir, para depois escreverem pelas suas palavras, evitando que se caia num regime de ditado."


Dez minutos é, por outro lado, o tempo máximo que dura a concentração de uma turma, conta João Gouveia Monteiro: "Mais do que isso, os alunos começam a dispersar-se e não tenho outra alternativa senão fazer uma pausa." A estratégia do professor passa por contar uma piada ou pedir a um aluno para fazer um comentário sobre a matéria. Após o intervalo, a aula prossegue sem interrupções durante os próximos 10 minutos. A velocidade com que o programa é cumprido é portanto mais lento, explica o director da Imprensa da Universidade de Coimbra: "Há 15 anos demorava duas aulas para ensinar um módulo, hoje levo o dobro do tempo." 


Aprendizagem


As deficiências na escrita e na oralidade têm consequências na aprendizagem e na avaliação dos estudantes. "Os alunos perdem a capacidade para compreender conceitos complexos", diz Isabel Ferreira, esclarecendo que os que têm mais dificuldades na expressão escrita e oral são "tendencialmente" os que também têm maiores resistências em dominar os conceitos científicos da disciplina. E, ao não conseguirem expressar o raciocínio, correm o risco de serem penalizados na avaliação: "A partir do momento em que não percebo o que querem transmitir, não posso avaliar os seus conhecimentos", diz Miguel Morgado.


Quanto maiores são as deficiências dos estudantes, menor é o grau de exigência dos professores. Miguel Morgado reconhece que se foi tornando mais tolerante com as falhas dos alunos e hoje há erros que já não considera "assim tão graves". João Gouveia Monteiro admite que entre a classe docente há uma tendência para nivelar por baixo: "Eu, por exemplo, no primeiro semestre do ano passado, chumbei 75% dos meus alunos e, mesmo assim, considero que não fui rigoroso." Isabel Ferreira confessa que teve necessidade de tornar a sua linguagem mais básica para poder ser entendida pelos alunos. O nível de exigência foi descendo sobretudo porque os alunos têm deficiências de base não só a português como a matemática e a física: "Seria impensável fazer testes com enunciados de há 15 anos. Os resultados seriam desanimadores." João Gouveia Monteiro usa outro exemplo para defender a mesma ideia. "A classificação de 18 valores numa prova de hoje equivale aos 12 valores de há 15 anos", conclui.

4 comentários:

  1. Não li mas o meu amigo leu por mim. Esclareço que, para confirmar a regra de que em casa de ferreiro, espeto de pau, raramente leio os jornais. Só os vendo. Mas tenho a vantagem de saber guardar nos favoritos os endereços dos blogues que eu preciso de visitar, diariamente. E é assim que tomo conhecimento do que foi publicado no jornal I. E pasmo. Ou melhor, já nem pasmo assim tanto. Porquê? Porque a culpa é dos alicerces, das bases do prédio educacional. E elas estão, como sabe, nos primeiros 4 a 7 anos de escolaridade, isto se contabilizarmos, ou não, 3 anos de educação pré-primária e 4 anos de 1.º ciclo. Por falar em ciclos, há uma correcção a fazer no seu texto ou no texto do jornal I. «...diz o professor que ensina Gestão Educacional aos futuros candidatos a professores do 3º ano. ...» Aqui, o que deveria ser dito era futuros candidatos a professores do 3.º ciclo, ou 2.º ciclo, ou ainda 1.º ciclo, já que são os níveis para os quais as ESE's formam docentes. E por que é que eu digo que o problema está nas bases? Simples, meu caro, ou então, se quisermos, elementar, meu caro. Dá mais trabalho aos docentes reter, como agora se diz, ou reprovar um aluno, do que dar-lhe progressão ou passá-lo. O ministério da tutela e as suas políticas da progressão sem retenções até final do 3.º ciclo, ou seja, 9 anos sem reprovar... É evidente que estou a falar do ensino público. Para uns, a massificação. Para outros, a estupidificação. Para outros ainda, o laisser faire, laisser passer... Saudações tripeiras do Francisco.

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  2. Será que a culpa é dos telemoveis e do Sócrates?

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  3. É simples: "A Verdade interessa". As opiniões só têm interesse como parte da dialéctica que nos conduza à verdade. Desde a primeira classe o aluno só deve passar para o ano seguinte se for verdade que aprendeu suficientemente a matéria desse ano.
    Há professores que conseguem ensinar o suficiente a todos os seus alunos. Outros não. Fingir que conseguiram, passando os alunos, não é uma "verdade relativa", é uma mentira. Que trará, como todas as mentiras, sofrimento. Aos alunos e ao país. Elementar, meu caro Francisco!
    Quanto ao Socrates, já pensava assim há 2500 anos!

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  4. Pois é, mas independemente dos bons e dos maus profissionais que há nos professores, é de meditar na forma como este governo da república portuguesa resolveu combater o insucesso escolar: Passa tudo! Ninguém reprova! Ora essa! Abaixo as retenções! P'rá frente é que é o caminho. Abraço do Francisco.

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