Faz hoje 38 anos que o governo democráticamente eleito do Chile foi derrubado por um golpe militar. Allende morto, o general Pinochet organizou a sua ditadura, que se acompanhou de milhares de mortos.
A CIA, a Administração americana, incentivou Pinochet a derrubar a democracia.
É! A democracia americana tem destas coisas! Criou o medo e a repressão por muitos anos.
28 anos depois, assistimos em directo a um crime espectacular: o derrube das twin towers, em Nova York. É legítimo imaginar, dadas as grandes vantagens que trouxe aos negociantes de armas e de petróleo, que o crime tenha tido a mesma origem. Durante muitos anos Osama ben Laden e a CIA partilharam o inimigo russo no Afeganistão. Poderiam ter partilhado mais um interesse comum? Entre o povo americano e a sua oligarquia financeira há grandes diferenças!
Não conheço a verdade mas o que parece absurdo não deve ser afastado como hipótese de investigação.
O memorial, com dois lagos no sítio onde se erguiam as torres Norte e Sul, os quais têm uma cachoeira a toda a volta que cai na água, lá no fundo, lagos cercados por uma bordadura em bronze com os nomes de todos os mortos desse crime, parece-me muito bem conseguido, como projecto de Arquitectura. O parque com 400 carvalhos decerto ficará maravilhoso, com o tempo.
Este é o símbolo egípcio da água, uat, que também quer dizer "verde":
a água e os carvalhos. Símbolo da vida, na nossa civilização e, também, na dos nativos norte-americanos, a água é um símbolo de sabedoria para o Taoísmo, porque contorna os obstáculos, sempre fluindo. Nos lagos do memorial ela corre sempre (isso vê-se mesmo na superfície) e some-se nas profundezas do desconhecido. Símbolo do inconsciente, dos sentimentos, nada melhor para representar a suprema irracionalidade daquele crime. Da metade direita do nosso cérebro, "domesticável" pela Arte.
Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive
Ricardo Reis


Da hipocrisia dos EUA já se viu quase tudo. Sei que há teorias de conspiração em relação a tudo... e que, como hipótese em relação à autoria dos atentados do 11 de Setembro, embora pouco provável, não possa ser descartada (saberemos alguma vez?). Em relação ao memorial, não podia concordar mais, gosto bastante do projecto. Abraço
ResponderEliminar