Incomoda-nos, aos burgueses (que somos todos os que lemos o jornal, como dizia Péguy) o fanatismo, de direita ou de esquerda, a burocracia, a intolerancia baseada numa qualquer moral -- e o mau gosto, seja isso o que for!
Ora, que é que esta oligarquia abstracta está a incrementar senão o mau gosto? O que é esta sociedade de consumo?
Creio que o capitalismo teve o seu papel na História, como teve o Império Romano ou outra ordem qualquer; todas chegam ao fim. Nunca tivemos, na História, tantos recursos técnicos para bem viver, com abundância que farte os sete milhares de milhões que somos, como hoje temos. Houve tempo em que este sistema não foi absurdo, em que terá servido um propósito.
A Liberdade e a cultura não se podem separar. Vou deixar aqui uma cançoneta da minha infância (era um disco de 45 rotações -- não chegavam a meia-dúzia, lá em casa, eram outros tempos!), que só agora soube estar ligada à Comuna de Paris; embora escrita em 1866, tornou-se popular como saudade daqueles dois meses de 1871.
Se, desta vez, soubermos fazer as coisas, até ao fim da década teremos a Comuna da Terra, e ela não precisa de ser um tempo "bem curto" nem de acabar num banho de sangue mas pode muito bem vir a ser um abraço universal sem fim!
Quand nous chanterons
le temps des cerises
(Quand nous en serons
au temps des cerises)
Et gai rossignol
et merle moqueur
Seront tous en fête
Les belles auront
Les belles auront
la folie en tête
Et les amoureux
Et les amoureux
du soleil au cœur
Quand nous chanterons
Quand nous chanterons
le temps des cerises
Sifflera bien mieux
Sifflera bien mieux
le merle moqueur
Mais il est bien court
Mais il est bien court
le temps des cerises
Où l'on s'en va deux
Où l'on s'en va deux
cueillir en rêvant
Des pendants d'oreille...
Cerises d'amour
Des pendants d'oreille...
Cerises d'amour
aux robes pareilles (vermeilles)
Tombant sous la feuille (mousse)
Tombant sous la feuille (mousse)
en gouttes de sang...
Mais il est bien court
Mais il est bien court
le temps des cerises
Pendants de corail
Pendants de corail
qu'on cueille en rêvant !
Quand vous en serez
Quand vous en serez
au temps des cerises
Si vous avez peur
Si vous avez peur
des chagrins d'amour
Évitez les belles !
Moi qui ne crains pas
Évitez les belles !
Moi qui ne crains pas
les peines cruelles
Je ne vivrai pas
Je ne vivrai pas
sans souffrir un jour...
Quand vous en serez
Quand vous en serez
au temps des cerises
Vous aurez aussi
Vous aurez aussi
des chagrins (peines) d'amour !
J'aimerai toujours
J'aimerai toujours
le temps des cerises
C'est de ce temps-là
C'est de ce temps-là
que je garde au cœur
Une plaie ouverte !
Et Dame Fortune, en m'étant offerte
Ne pourra jamais
Une plaie ouverte !
Et Dame Fortune, en m'étant offerte
Ne pourra jamais
calmer (fermer) ma douleur...
J'aimerai toujours
J'aimerai toujours
le temps des cerises
Et le souvenir
Et le souvenir
que je garde au cœur !

A grande desigualdade de rendimentos culmina, em última análise, com o "desmembramento" dos paises.
ResponderEliminarSão poucas as pessoas com baixos rendimentos dispostas a "lutar" por um país que só é bom para uma minoria bem remunerada.
Ainda é o tempo de ajudar os 99% a ter consciencia de que o sistema não tem futuro. Essa consciencia fará nascer, nas assembleias populares, a democracia real. E nascerá, democraticamente, o novo sistema monetário e de financiamento das iniciativas: algo de radicalmente diferente, creio, e onde o poder já não estará nas mãos dos banqueiros -- quiçá saberemos passar sem bancos, os responsáveis pela implosao do actual sistema!
EliminarEntáo o Baltazar Dias por apoiar o José Luis Carneiro foi corrido do Jornal de ST?
ResponderEliminarEntáo o Baltazar Dias por apoiar o José Luis Carneiro foi corrido do Jornal de ST?
ResponderEliminarQuels sont les enseignements de base ou de base enseignées Ecriture de classes? Une des premières choses que j'ai apprises au sujet était Freytags Pyramide. On m'a dit que ce n'est pas un dispositif d'apprentissage à travers le conseil d'administration. Alors qu'est-ce? Je suis vraiment curieux. Dans la poésie m'a enseigné, «si cela signifie trop de choses à trop de gens qu'il manque c'est la marque». Depuis, j'ai appris que la bonne écriture tend à faire ressortir des réactions différentes chez différentes personnes et différentes interprétations. Comment l'apprentissage de l'écriture créative (la créativité est tellement individualisé) être normalisées?.
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