Esta conferência de Étienne Chouard, que foi em Marselha, em 2011, tem passado muitas vezes ali ao lado, no vídeo REVOLUÇÂO GLOBAL. Mostra-nos como, no princípio desta era da Revolução Industrial, que ora finda, os intelectuais fundadores, os que conceberam este sistema de "governo representativo" não queriam a democracia; nem usavam esse termo, eram honestos, elitistas, queriam a "igualdade perante a lei", não o governo pelo povo, o qual consideravam incapaz. Terá sido Toqueville, com o seu livro "A Democracia americana", quem introduziu o termo na Europa; mas também disse: não temo o sufrágio universal, as pessoas votarão como lhes dissermos!
Étienne Chouard fala-nos da democracia ateniense e do método de "tiragem à sorte"; é que, se as pessoas escolhidas para executar as decisões da assembleia forem "profissionais", se não forem escolhidas à sorte, tarde ou cedo serão corruptos. E isso não é responsabilidade deles mas do sistema, o poder corrompe, mesmo os mais honestos, é quase uma "lei da física"!
É uma conferência que merece ser ouvida muitas vezes! Logo que a encontre legendada em português, actualizo o vídeo. Sei que o francês é coisa de "soixante-huitard" e a geração que terá que nos livrar desta oligarquia anda na casa dos 20!
Esta é uma posição optimista, a que aqui fica, baseada na instituição do sorteio das pessoas encarregadas de executar as leis, em vez de as eleger: durante 200 anos os opositores da democracia ateniense, como Platão, identificaram a tiragem à sorte como a razão porque a democracia se mantinha.
"L'Internet donne au peuple la liberté d´écrire. Çá, c'est majeur!" ou seja, "O Internet dá ao povo a liberdade de escrever e isso é muito grande!" Veja este vídeo, também, este homem ajuda-nos a pôr em causa os lugares comuns. Ou este, sobre a dívida pública, imprescindível!
Sem comentários:
Enviar um comentário