terça-feira, 4 de setembro de 2012

Da necessidade de mudar as instituições

Esta conferência de Étienne Chouard, que foi em Marselha, em 2011, tem passado muitas vezes ali ao lado, no vídeo REVOLUÇÂO GLOBAL. Mostra-nos como, no princípio desta era da Revolução Industrial, que ora finda, os intelectuais fundadores, os que conceberam este sistema de "governo representativo" não queriam a democracia; nem usavam esse termo, eram honestos, elitistas, queriam a "igualdade perante a lei", não o governo pelo povo, o qual consideravam incapaz. Terá sido Toqueville, com o seu livro "A Democracia americana", quem introduziu o termo na Europa; mas também disse: não temo o sufrágio universal, as pessoas votarão como lhes dissermos!

Étienne Chouard fala-nos da democracia ateniense e do método de "tiragem à sorte"; é que, se as pessoas escolhidas para executar as decisões da assembleia forem "profissionais", se não forem escolhidas à sorte, tarde ou cedo serão corruptos. E isso não é responsabilidade deles mas do sistema, o poder corrompe, mesmo os mais honestos, é quase uma "lei da física"!
É uma conferência que merece ser ouvida muitas vezes! Logo que a encontre legendada em português, actualizo o vídeo. Sei que o francês é coisa de "soixante-huitard" e a geração que terá que nos livrar desta oligarquia anda na casa dos 20!
Esta é uma posição optimista, a que aqui fica, baseada na instituição do sorteio das pessoas encarregadas de executar as leis, em vez de as eleger: durante 200 anos os opositores da democracia ateniense, como Platão, identificaram a tiragem à sorte como a razão porque a democracia se mantinha.
"L'Internet donne au peuple la liberté d´écrire. Çá, c'est majeur!" ou seja, "O Internet dá ao povo a liberdade de escrever e isso é muito grande!" Veja este vídeo, também, este homem ajuda-nos a pôr em causa os lugares comuns. Ou este, sobre a dívida pública, imprescindível!

Sem comentários:

Enviar um comentário