sexta-feira, 28 de junho de 2013

Como reverter as alterações climáticas

Esta conferência do TED configura uma notícia mais importante que todas as que os meios de comunicação social nos têm dado -- e não no-la-deram!

Este senhor já transformou 14 milhões de hectares de terras em vias de desertificação em terras verdes e férteis. Descobriu que era preciso imitar a natureza e que os rebanhos de animais (as hordas) que passam são necessários ao ecossistema. A desertificação em curso nas planícies de erva é responsável por uma produção de CO2 igual à do nosso uso de combustíveis fósseis. É possível voltar, pelo caminho que ele tem seguido, aos níveis de CO2 anteriores ao século XIX.Como comparar a importância desta notícia com as que nos dão, quotidianamente? E como explicar que seja por aqui, pelo Internet, que ela seja divulgada? -- É a tal "industrialização" dos meios de comunicação social, de que falava no penúltimo "post", a qual dá, aos e-mails, ao Facebook e a outros meios como este uma responsabilidade histórica.
Fica aqui um mapa, elaborado pela National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) e pela NASA, cujos pixels mudam semanalmente, mostrando a vegetação no planeta.

Sem comentários:

Enviar um comentário