quinta-feira, 16 de julho de 2015

Missão cumprida

O feitor da Europa parece contente: mostrou ao mundo o poder dos seus patrões, tendo passado por cima do voto dos gregos, tem o Euro a caminho da paridade com o dólar, como lhe fora encomendado...
E pode anunciar, depois do Fundo Monetário Internacional o ter feito, que sempre considerou a dívida grega insustentável -- quando, na verdade, só hoje o disse:
“It’s uncontroversial that debt relief is necessary and I think that nobody has ever disputed that. The issue is what is the best form of debt relief within our framework, within our legal institutional framework.
I think we should focus on this point in the coming weeks.”
E assim sobem as cotações das acções nas bolsas, os patrões já tendo comprado o que queriam, e assim pode dar fim a mais uma jogada, com dados viciados.
Podemos perguntar: Se o FMI considerava necessário, em 2010, reestruturar a dívida grega, se o BCE também... terá sido o sr. Durão Barroso, o terceiro parceiro da Troika, quem os convenceu a afundar ainda mais a Grécia, durante cinco anos? E é desse, também, a ideia da austeridade, que retraiu a economia grega de 1/4?
O sr. Durão Barroso só tem ideias boas para os negócios, como aquela de assustar os irlandeses com a saída da União Europeia, depois de eles dizerem NÃO, no referendo sobre o Tratado de Lisboa: propôs-lhes, então, um novo referendo e conseguiu o sim, creio que os irlandeses compreenderam que ele continuaria a pedir um novo referendo até dizerem SIM!
Vendo o que se vai passando, e com a ajuda de documentários como este, já de 2011, que nos falta para entender que não vivemos em democracia mas numa oligarquia, apátrida, em que pontifica o "complexo militar-industrial", como lhe chamam os americanos, sediado em Wall Street, New York?
Parabéns ao feitor: missão cumprida, "tudo como dantes, no quartel de Abrantes".

1 comentário:

  1. A pátria da democracia, o lugar ideal para o poder a humilhar.
    Ainda há quem pense que “o povo é quem mais ordena”? Que vivemos em democracia?

    ResponderEliminar