Provavelmente a decisão será idealista, chamemos-lhe sonhadora, visionária. Isso espero de um povo de navegantes, como o nosso. Somos os povos que criaram a civilização europeia, a antiga e a moderna, nada menos, ajudados por Roma e por Espanha.
E quis o Destino que nos coubesse, a nós, povos do Sul (e também àqueles "latinos do Norte", não menos navegantes, que tiveram a coragem de votar contra o projecto da "constituição europeia"), o papel de destruir o euro e de abrir caminho a uma nova era, no mundo.
Porque a falência do sistema monetário internacional na Grécia, daqui a umas horas, pode ser o início da sua falência nos "PIGS", na Europa e no Mundo.
E isso, que todos temem, é uma oportunidade. Pode ser que, daqui a uns anos (terríveis, quais dores de parto) a raça humana se medite suficientemente de longe para ver que temos o saber que chegue para que haja abundância para todos, donde a Paz (que só ela pode dar) e a Liberdade para criar os sonhos.
Se o leitor descer dois posts, nesta página, verá uma fotografia de Nepturno, o planeta azul marinho, o símbolo do deus dos mares. Que essa fotografia exista, que possamos "ver" esse símbolo, é uma vitória da raça humana, na sonda viajante (Voyager), análoga àquela que fez do Adamastor um "Mostrengo servo". O medo que todos sentimos nestas horas de dobrar o cabo -- os próximos anos -- de nada serve para nos tirar a Liberdade e a Dignidade. Vivemos tempos dignos de uma Odisseia; o herói levou dez anos a chegar a Ítaca, mais ou menos o que nos separa da "Ilha dos Amores"!
![]() |
| Poséidon dito de Artemísia (Nepturno em grego), século V antes de Cristo |

Ao que parece o parlamento grego votou contra as novas medidas de austeridade. A Europa navega à vista!
ResponderEliminarTempos de mudança.
Parece querer que o euro caia. Isso traria a miséria a milhões de pessoas. Será mesmo o que queriam os gregos que se manifestaram?
ResponderEliminarNão me dê palha!
O que se passa na Europa é diferente do que se passa nos EUA. A Europa ameaça o tal sistema monetário internacional, tradicionalmente ligado ao dólar. A queda do euro pode ser mais uma oportunidade para os especuladores e um reforço do dólar, logo, do pior do sistema monetário internacional!
ResponderEliminarTodos gostaríamos que o euro fosse um instrumento para libertar as pessoas dos donos dos bancos centrais. O Banco de Porugal (de quem é?) tem 1,75% das acções do Banco Central Europeu, o da Grécia 1,96% , o da Alemanha 25% (o que lhe dá uma espécie de direito de veto, oficial, escrito) ... mas há donos como o Bank of England e, sobre esse arquétipo dos donos do dinheiro e do seu fabrico veja, por exemplo,isto:
ResponderEliminarhttp://www.ronpaulforums.com/showthread.php?99477-Who-Really-Owns-The-Banks-(Some-answers-inside)