Aqui a deixo pedindo aos leitores que a assinem. Eu não a redigiria assim -- que interessa! Estaremos a pedir aos "nossos representantes", cargo que têm, embora, de facto, representem a oligarquia, que subam ao nível do seu papel de servidores públicos, que sejam o que dizem ser.
Muitos dos leitores deste blog estão nos EUA, no Canadá, no Brasil, na Rússia, na Europa, até na India e no Japão, em Macau e na África lusófona: assinem também, o assunto é internacional.
Aqui fica a petição e o seu link:
Para: Presidente da Assembleia da República
Partindo do princípio de que “a democracia é o governo do povo, pelo povo e para o povo”, então o sistema político está claramente em crise. Hoje, toda a gente sabe que os políticos são escolhidos com base numas promessas eleitorais que, uma vez no Governo, deixam de cumprir. Além disso, toda a gente percebe que a política é conduzida pelos interesses e segundo os ditames de potentados económico-financeiros que instrumentalizam as instituições políticas democráticas.Contudo, chegou a hora de mudar! Nas grandes manifestações de rua, nacionais e internacionais, de 2011 e 2012, ouviu-se um clamor popular a pedir uma democracia autêntica. Essa aspiração passa pela possibilidade de revogação dos mandatos políticos, mediante iniciativa referendária popular, em caso de incumprimento dos programas eleitorais; passa pela viabilização de candidaturas de grupos de cidadãos eleitores, não só em eleições autárquicas, mas também legislativas; passa pela introdução do voto electrónico, a fim de facilitar a participação dos cidadãos, em qualquer ponto do país, em eleições e consultas populares; passa pela reforma do sistema eleitoral de modo a assegurar a representatividade das minorias e pela descentralização do poder a favor de regiões e municípios; passa pela convocação obrigatória dos referendos de iniciativa popular e também por orçamentos nacionais e autárquicos participativos;Por isso, os cidadãos abaixo-assinados, indignados com a situação actual, pedem à Assembleia da República, na pessoa de V. Exa., que tome as medidas legislativas necessárias para implementar as propostas acima enunciadas, de modo a conferir autenticidade ao sistema político democrático.
e também passará por uma outra postura eleitoral por parte dos portugueses, se, efectivamente, assim entenderem...
ResponderEliminarSe acham que são enganados, que deixem de ser lorpas porque há outros partidos para além do PS/PSD/CDS. E se não se identificam com esses outros partidos, que se juntem e que criem novos partidos!
...Manifestações já se fazem há muitos anos e não são só de agora.
Por onde andavam estes novos ofendidos da democracia?