quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Os indignados de além-Atlântico

Revi, agora, a entrevista a Eduardo Galeano, escritor uruguaio, aquando das manifestações dos indignados em Espanha, os que diziam : "se não nos deixarem sonhar não os deixaremos dormir" ou "confia num banco e acabarás a dormir num" e é de voltar a ouvi-lo e ao texto que lê, no final da entrevista, nem poesia nem prosa, contente por não ser "rotulável".
Que diferente a nossa cultura "hispânica" da dos americanos do Norte! Com duas penadas ele fala do fundamental enquanto este anónimo, que merece ser ouvido, pesquisa afanosamente e faz dezenas de filmezinhos no YouTube --de facto criou uma "Academia", a dos "Filhos da Liberdade". Creio que temos que saber o que se passa além-Atlântico, afinal, é lá que se produzem os papéis verdes (75 milhares de milhões de dólares por mês, números oficiais), papeis sem valor por detrás deles mas aceites pelo mundo como valendo, e é bom saber tantas informações que ele pesquisou sobre quem nos controla, por exemplo que a família Rockefeller é dona de parte do banco emissor, a Reserva Federal, saber o que valem os oligarcas russos -- como funciona o sistema e de como nos manipula a consciência a seu favor.
Seja com a nossa abordagem, poética, ou com a abordagem dos americanos, científica, a consciência de que o sistema é prejudicial à humanidade e de que temos que o substituir de uma forma PACÍFICA, sem violência, é uma constante da Revolução Global em curso.

No processo de acordar, em que estamos, passaremos pelos cinco estádios do luto, que foram descritos por Elisabeth Kubler-Ross, creio que para descrever as reacções de um doente à notícia de que tem cancro:
1. Choque, negação
2. Raiva, não aceitação
3. Depressão, afastamento
4. Negociação
5. Aceitação
Só nesta última fase, perfeitamente acordados, poderemos criar um novo sistema, que para os americanos pode não passar de recuperar a Constituição, de recuperar a cunhagem da moeda, mas que para nós, especialmente no Brasil, pode ser uma democracia autêntica, pode ser a fraternidade e a liberdade a caminho da Utopia, ou do "Império do Espírito Santo".

Sem comentários:

Enviar um comentário