Ontem à noite, como anunciado, decorreu a terceira das conferências organizadas pela Associação Amar Santo Tirso, que convidou os candidatos à presidência da Câmara; (ainda falta a quarta, ainda não anunciada, do candidato pelo CDS/PP).
Ontem a Dra. Maria Augusta Carvalho, da CDU, falou-nos do Concelho e dos seus problemas, sob o signo do sentimento mas numa linguagem escorreita, nos antípodas do "politiquês", o que levou um dos sócios da Associação AST a dizer que foi a melhor das três conferências (como se trata de um empresário, sem ligação à CDU, trata-se, como ele disse, de uma opinião isenta). Não assisti às outras conferências mas é tão custoso ouvir a linguagem manipulativa dos políticos que, por mais que a gente se entretenha a descortinar a esperteza da forma, tem sempre a impressão de estar a perder tempo.
Não foi o caso, ontem, não vi aquela "simpatia profissional" dos políticos nem aquele formalismo enjoativo -- e isso foi refrescante, só por si.
A Dra. Maria Augusta falou, entre muitas coisas, de como estamos a andar para trás na saúde e na educação, falou de casos de fome, de algumas zonas ainda sem saneamento básico: falou de prioridades. Por exemplo do preço da água ou de como um camião não passa por um carro na zona industrial, que tem péssimos acessos ou de ruas desprezadas em freguesias mais distantes. E, digo eu, isto passa-se num Concelho em que, nestas últimas décadas, se investiu fortemente em "obras" -- mas nas mais vistosas, nem sempre nas mais prioritárias.
É de agradecer à conferencista, aos Bombeiros "Vermelhos" o salão para a reunião, e de dar os parabéns à Associação Amar Santo Tirso por propiciar um raro momento em que a nossa democracia pareceu existir.
Foi lembrado o escritor Urbano Tavares Rodrigues, que faleceu, e lembro aqui uma conferência dele, a que assisti, em Santo Tirso, antes do 25 de Abril, quando organizar essas conferências, nelas falar (e até assistir!) era um risco: alguma coisa evoluímos, apesar de tudo!
Estamos sempre à espera do candidato super-homem, do verdadeiro líder, do tipo "Dom Sebastião renascido das brumas" que nos salvará de todos os males, com o seu currículo irrepreensível...
ResponderEliminarDepois de eleito, revela-se a sua verdadeira face, tal como a do corrupto e actual presidente da câmara municipal de Santo Tirso...
Enfim, o povo continua burro e desinformado - tal como preconizam os seus governantes - e lá voltaremos a ter mais do mesmo, enquanto não abrirmos os olhinhos...
Durante a apresentação da proposta por parte de um dos candidatos à construção do passadiço na margem do rio Ave, o Castro Fernandes perguntou, claramente, ao construtor: -E qual é a minha comissão?
ResponderEliminar